top navigation



cantinho do june



30 de agosto de 2023

Sobre o medo de encarar certos desafios

https://images.unsplash.com/photo-1598981457915-aea220950616?ixlib=rb-4.0.3&ixid=M3wxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHx8fA%3D%3D&auto=format&fit=crop&w=893&q=80
Fotografia: Jeswin Thomas on Unsplash

Nas primeiras semanas do mês, retornei para faculdade e estava completamente ansioso, pois agora eu entro na etapa final (três últimos períodos). Só de pensar no TCC, começo a desesperar. Sabia desde o início que seria um trabalho um pouco difícil, mas não esperava que fosse tanto. Antes mesmo de começar o curso, já tinha uma lista de diversas possibilidades de temas para fazer e quando chegou a hora de pensar nesse incrível (pra não dizer outra palavra) trabalho, simplesmente todas foram por água abaixo. Eu sei que o TCC não é um bicho de sete cabeças e também já escrevi três artigos com o dobro de páginas exigidas nas minhas participações em iniciações científicas, mas não consigo deixar de me preocupar e pensar que não vou conseguir. Acho que isso vem de uma coisa cultural, que é a pressão que colocam em cima desse trabalho. Caramba, eu já escrevi vários artigos com quarenta páginas. O que seria um projeto com vinte? Moleza! Ao menos na teoria era pra ser assim, né? Infelizmente, pro meu desespero, não está sendo.

E, apesar da minha vontade de reencontrar e abraçar alguns amigos, confesso que estava com muito medo. Medo do que esse período vai exigir de mim. Não me entendam mal, eu amo estudar e agradeço todos os dias por este privilégio. É só que estou me sentindo tão esgotado ultimamente, sabe? Às vezes parece que estou deixando as coisas que eu gosto de fazer de lado e vivo só por conta do trabalho e da faculdade. Esse último mês em que estive de férias foi uma bênção, pude descansar e aproveitar bastante para colocar algumas leituras e séries em dia. Portanto, ainda assim eu fiquei bem desanimado e cansado. E é por isso que eu fiquei com medo, pois sei que voltando à rotina, vou ficar ainda mais, principalmente por estudar em outra cidade e ter que enfrentar a estrada todos os dias.

Portanto, quando eu retornei, fiquei muito feliz com o retorno, pois, além de achar as disciplinas da grade um pouco mais interessantes do que o semestre passado, ganhei alguns presentinhos de pessoas queridas nessa volta às aulas. Não imaginava o quanto ganhar photocards do Namjoon ia me deixar tão alegre, juro. E o meu estágio está indo conforme planejado, consegui adiantar uma aula no semestre anterior (que era justamente a que eu tinha mais medo) e marquei algumas outras que me deixavam aflito para este mês. Semana passada, cumpri parte das exigências de uma disciplina e amanhã farei outra. Estou bem confiante de que até o fim de Setembro, eu irei conseguir entregar tudo - o que seria muito bom, já que no período anterior fiquei muito agarrado nisso.

Por algum motivo, o medo insiste em falar mais alto, porém tenho a certeza de que tudo vai dar certo. Só de comparar o que eu estava sentindo no início do mês, quando comecei a rascunhar um post sobre o medo de voltar à rotina, com o que eu sinto agora, que é justamente a sensação de felicidade de ter conseguido alcançar parte dos meus objetivos, vejo o quanto o medo nos atrapalha a encarar certos desafios. O June do passado estava inseguro, mas o June do presente está contente. E com certeza, o June do futuro estará orgulhoso de cada passo. A lição que eu tiro desta reflexão toda é de que não há obstáculos na vida que nós não podemos superar, pois se eles chegaram até nós, é porque somos capazes. Só é preciso ter um pouco mais de calma, que as coisas irão se ajeitar e tudo ficará bem. Como bem dizia Emily Henry, no livro Leitura de Verão, "se você acha que a história tem um final triste, é porque ainda não acabou".

Um comentário:

  1. Bah, olha... eu não curti a minha fase de TCC. Mas também, quase não consegui fazer reuniões com a orientadora e ela, quando viu o título do meu TCC, só largou um "Meu Deus". Se for para te dar uma sugestão, tenha pauta de reuniões com o orientador porque isso com certeza vai te dar uma direção e ter uma direção nesses casos é tranquilizador. Boa sorte nas empreitadas acadêmicas! Como diria uma amiga minha: "Mata o TCC!"

    ResponderExcluir

GNMH - CRÉDITOS ❤